domingo, 8 de maio de 2011

Dilatação Térmica

Os objetos que nos cercam, assim como nós mesmos, são formados por moléculas. Como já visto no post anterior, a agitação dessas moléculas determina a temperatura do corpo. Quanto mais agitadas estiverem , mais afastadas elas estarão entre si. O resultado disso é um aumento no tamanho do objeto, ou seja, quando aquecido, ele sofre uma dilatação.


reprodução
O aumento de temperatura provoca um afastamento das moléculas e um conseqüente aumento do tamanho do corpo.


E agora você deve estar se perguntando o porque disso acontecer. A resposta é simples: Durante a agitação duas forças atuam nas moléculas: A de atração, quando elas se aproximam; e a de repulsão, quando elas se afastam.
Essas forças não são iguais, de modo que a força de repulsão é maior do que a de atração. Assim, chegamos a conclusão de que o afastamento das moléculas é maior que a aproximação, resultando no aumento das dimensões do corpo.
A dilatação pode ocorrer tanto nos sólidos quanto nos líquidos e gasosos. Nos sólidos ocorre em todas as direções, mas pode ser predominante em apenas uma ou duas. Sendo assim a dilatação térmica dos sólidos pode ser divida em:


Dilatação térmica linear: quando a dilatação é maior em uma direção.


Dilatação térmica superficial: quando a dilatação é maior em duas direções.


Dilatação térmica volumétrica: quando a dilatação ocorre nas três direções.


Simplificando: Dilatação térmica é basicamente a expansão de um corpo a medida que sua temperatura aumenta e suas moléculas se afastam umas das outras. Para simplificar ainda mais o vídeo abaixo mostra bem como funciona esse processo:
Na temperatura ambiente a esfera passa pelo anel, mas quando aquecida seu volume aumenta e a passagem não é mais possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário